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À PROCURA DO OCEANO AZUL: ENTENDA ESSA ESTRATÉGIA

"Para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras”. A frase parece incoerente à primeira vista. No entanto, essa é a forma que o estudioso Chan Kim e a francesa Reneé Mauborgne descrevem em seu livro a “Estratégia do Oceano Azul” como a solução para as empresas crescerem."

O QUE É A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL?

É um conceito de negócios que diz que a melhor forma de superar a concorrência é parar de tentar superá-la, ou seja, buscar mercados ainda não explorados, chamados de “oceano azul”. Na metáfora marítima, o oceano azul é um local em que se pode nadar livremente enquanto os mercados já saturados são o “oceano vermelho” em decorrência do sangue derramado nas batalhas entre os concorrentes. É um conceito que foca na inovação do modelo de negócio e sua principal ferramenta é a curva de valor.

OCEANO VERMELHO

EMPRESAS COMPETINDO POR UM MERCADO JÁ SATURADO COM AÇÕES E POSICIONAMENTO MUITO SEMELHANTES.

VALE OBSERVAR:

No oceano vermelho, o cenário é de um mar sangrento, povoado por tubarões. Local onde há constantes batalhas pela comida que já é escassa. Um bom exemplo de mercado do Oceano Vermelho é o setor das companhias aéreas, em que as estratégias, na maioria dos casos, são semelhantes e há muita concorrência.

OCEANO AZUL

SÃO EMPRESAS QUE ENCONTRAM UM MERCADO DIFERENCIADO EM QUE A CONCORRÊNCIA É BAIXA E A DEMANDA PELO PRODUTO/SERVIÇO É ALTA.

VALE OBSERVAR:

No oceano azul, a empresa nada livremente sem muitos “tubarões” por perto e opera com tranquilidade e espaço. Isso só é possível por que a empresa torna a concorrência praticamente irrelevante, criando novas regras para o mercado que até então não tinham sidos definidas. Veja abaixo alguns exemplos de companhias que navegam nesse mar.

MAS SÃO TODAS ESSAS EMPRESAS QUE NAVEGAM NESSE TAL OCEANO AZUL?

Soube inovar no mercado de aluguel de acomodações ao ser um intermediário entre quem quer alugar uma casa por pouco tempo e o proprietário. Revolucionou o mercado hoteleiro com essa estratégia.

Preço acessível, atendimento diferenciado por um serviço de transporte em que “cidadãos comuns” (drivers) dirigem os próprios carros particulares para outras pessoas usando apenas um aplicatico para a conexão e negócio entre elas.

Criou literalmente um novo mercado e foi um dos pioneiros do meio digital ao permitir que usuários encontrem qualquer tipo de informação.

Utilizou-se da segmentação e posicionamento para não competir somente com outras empresas de chocolate. Hoje, uma das maiores concorrentes da empresa é a O Boticário, no segmento de “Pequenos Presentes”.

AGORA, VOCÊ ENTENDE DE VEZ ESSA TAL DE ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL!

INOVAÇÃO DE VALOR:
A estratégia do oceano azul busca proporcionar ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo.

Reduzir custo PODE incrementar valor.

Aumentar valor DEVE VIR de uma inovação para o mercado

APRENDA A CRIAR UMA NOVA CURVA DE VALOR

ELIMINAR
Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados?

REDUZIR
Quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais?

ELEVAR
Quais atributos devem ser reduzidos bem acima dos padrões setoriais?

CRIAR
Quais atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?

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